segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os jovens e o mundo conectado!


Há uma boa chance de que os jovens que estão crescendo no moderno mundo conectado de hoje se tornem pessoas capazes de decisões ágeis e brilhantes, caso não se transformem em indivíduos incapazes de se concentrar pelo tempo necessário para ler um bom livro.
É o que dizem 1.021 profissionais da tecnologia, críticos e estudantes pesquisados pelo Pew Research Center. Eles se dividem praticamente meio a meio sobre o impacto da tecnologia onipresente em adolescentes e jovens da chamada “geração Y“.
Na pesquisa, 55% dos respondentes concordaram com a declaração de que, em 2020, os cérebros dos jovens terão “conexões” diferentes dos cérebros de pessoas com mais de 35 anos, permitindo bons resultados em termos de se localizar respostas rapidamente.

E A PAZ VENCEU!!!

Apesar de apertada a vitória de Obama, faz o mundo respirar aliviado, uma pessoa mais carismática e mais humana, com ideias inovadoras e que não pensa em sair jogando bomba em todo o mundo com a desculpa de caçar terroristas. O mundo tem mais quatro anos de lucidez, mais isso pode não demorar muito, esperamos que os americanos parem de pensar em armas e guerras isso não leva a nada, somente à morte e ao caos mundial.

terça-feira, 3 de julho de 2012

RIO+20, DECLARAÇÃO FINAL CÚPULA DOS POVOS

Declaração final
Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental
Em defesa dos bens comuns, contra a mercantilização da vida
Movimentos sociais e populares, sindicatos, povos, organizações da sociedade civil e ambientalistas de todo o mundo presentes na Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, vivenciaram nos acampamentos, nas mobilizações massivas, nos debates, a construção das convergências e alternativas, conscientes de que somos sujeitos de uma outra relação entre humanos e humanas e entre a humanidade e a natureza, assumindo o desafio urgente de frear a nova fase de recomposição do capitalismo e de construir, através de nossas lutas, novos paradigmas de sociedade.
A Cúpula dos Povos é o momento simbólico de um novo ciclo na trajetória de lutas globais que produz novas convergências entre movimentos de mulheres, indígenas, negros, juventudes, agricultores/as familiares e camponeses, trabalhadore/as, povos e comunidades tradicionais, quilombolas, lutadores pelo direito a cidade, e religiões de todo o mundo. As assembléias, mobilizações e a grande Marcha dos Povos foram os momentos de expressão máxima destas convergências.

domingo, 24 de junho de 2012

Opniões relevantes sobre o documento final da RIO+20

Considerado “Herói da Floresta” pela ONU, Paulo Adário, diretor da organização ambiental Greenpeace, disse nesta sexta-feira (22) que o texto aprovado por consenso na Rio+20 é uma “enorme decepção” por não ter nenhum compromisso com as florestas e não resolver a questão do desenvolvimento sustentável.

Às 19h15 desta sexta, os países que participam da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável adotaram o documento “O futuro que queremos”, resultante da negociação iniciada em 13 de junho.

O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.

domingo, 10 de junho de 2012

Empresas de 'economia verde' economizam...

Pequenas empresas economizam ao adotar medidas sustentáveis

Iniciativas incluem treinamento de funcionários e corte de desperdícios.
Conferência Rio+20 vai discutir transição para 'economia verde'.

Dennis Barbosa Do G1, em São Paulo
Comente agora
Ficha Economia Verde (Foto: Editoria de Arte/G1)
Implantar soluções para proteger o meio ambiente não é um luxo reservado às grandes empresas. Também pequenos e microempresários têm investido em iniciativas nesta área e, em muitos casos, acabam constatando que a preocupação com o futuro do planeta pode reverter em vantagens para o bolso.
Durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontece este mês no Rio de Janeiro, diplomatas e líderes mundiais tentarão formular um acordo para que os países façam uma transição para uma “economia verde”.
Nas negociações, existe um impasse sobre a definição do que exatamente é a "economia verde", mas, em linhas gerais, se trata da busca de modos de produção e consumo que façam melhor uso dos recursos naturais, garantndo uma vida digna às pessoas, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.
(Do dia 1º a 9/6, o G1 publica uma série de reportagens abordando os principais temas que serão discutidos Rio+20.)
Enquanto a comunidade internacional não chega a uma conclusão na esfera global, localmente os empreendedores tomam medidas que tornam suas atividades mais sustentáveis, mesmo que em pequena escala.
Foi o que aconteceu com Jamilton Pereira, dono do restaurante Rei da Pizza, em Camaçari (BA), que, após introduzir a pizza como novidade em sua cidade, resolveu fazer uma parceria com uma madeireira para usar as sobras resultantes da serragem. “Ficou mais econômico. E só recebemos madeira reflorestada”, explica Pereira.
O negócio cresceu e, atualmente, o Rei da Pizza já conta com quatro restaurantes na cidade baiana. Para aproveitar melhor as matérias-primas, o empresário abriu um centro único para produzir os alimentos. Lá, todo lixo gerado é separado e mandado para reciclagem.
“O único resíduo que sobra é papel higiênico, guardanapo e papel-toalha. O resto nós destinamos pra reciclagem. O óleo também é separado para ser reciclado. Só de óleo, são uns mil litros por mês”, explica.
Restaurante na Bahia foi construído de modo a aproveitar a luz natural. (Foto: Divulgação) 

sábado, 26 de maio de 2012

RIO+20 APENAS MAIS UMA CONFERÊNCIA?

A Rio+20 vai reunir líderes de todo o mundo para tratar do clima — mas dá para esperar resultados?
Quando aconteceu a Rio-92, o encontro de cúpula organizado pela ONU para discutir o então relativamente novo tema do desenvolvimento sustentável, o presidente do Brasil era Fernando Collor de Mello, o cruzeiro ainda era a moeda nacional, a abertura econômica chinesa estava apenas começando a mostrar resultados e a ideia de que a temperatura da Terra pudesse estar aumentando perigosamente estava essencialmente restrita ao mundo acadêmico. Em 2012, urna nova leva de lideranças mundiais estará no Rio de Janeiro para avaliar os progressos — ou a falta deles — nas duas décadas que se passaram desde o evento original. O Brasil e o mundo mudaram muito, mas no que diz respeito às discussões sobre o clima a mudança que estará em pauta é outra, bem mais recente: será que o ímpeto dos esforços por uma agenda global está arrefecendo? A expectativa para a reunião de Copenhague, dois anos atrás, era grande, mas o encontro acabou sem resultados importantes. Com a perspectiva de uma prolongada crise econômica dominando a agenda dos governantes, e diante das dificuldades em conseguir um equilíbrio entre ricos, emergentes e pobres quando o assunto envolve o desenvolvimento, o temor é que o evento no Rio dê em muito pouco, a exemplo do que aconteceu na Dinamarca.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Amazônia, Riquezas e Problemas!

Serra Pelada: Ouro



Derrubada de árvores e queimada
Desmatamento e venda ilegal de madeira

Gado bovino

Desmatamento

Área de cultivo no meio da floresta

Usina Hidrelétrica de Balbina (rio Uatumã)

Área degradada pelo garimpo

Cultivo de cana de açúcar

Expansão das fronteiras agrícolas com o cultivo de soja

Narcotráfico: riscos na área fronteiriça com outros países


Sua fauna e sua gente
Araras
Onça pintada
Sucuri
Tucano
Cesta para coleta de açaí (artesanato)
Zona Franca de Manaus
Seringueiro
Os ribeirinhos

Celular SpareOne usa apenas uma pilha AA e dura até 15 anos sem recarga

A Xpal Power, fabricante de pilhas com a marca Energizer, criou um celular ultrabarato que promete dar fim às longas seções de recarregamento na tomada. Alimentado por apenas uma pilha AA convencional, o aparelho é capaz de se manter em condições de uso, longe do carregador, pelo longo período de 15 anos. O SpareOne foi apresentado esta semana na CES 2012, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, Estados Unidos.
Sem muitos recursos, o SpareOne pode operar por 15 anos com apenas uma carga (Foto: Divulgação)
A ideia do SpareOne é ser o seu celular secundário, caso seu principal aparelho o deixe na mão por falta de carga ou qualquer outro problema. O aspecto de "aparelho reserva" está presente até no nome, que, em tradução livre do inglês, significa “Reserva”. Em um mercado marcado pela obsolência que atinge um grande lançamento em curtos espaços de tempo, o produto da Xpal é no mínimo bastante curioso.
Para se manter longe das tomadas ou novas pilhas por tanto tempo, evidentemente, o desempenho do celular não o faz competir com os grandes lançamentos. O SpareOne é um aparelho básico, criado apenas para ser usado em chamadas de emergências. Para isso, o dual-band GSM dispensa o uso de tela sensível ao toque e outros refinamentos praticamente onipresentes nos celulares atuais. E, se as aspirações multimídia do aparelho são bastante modestas, o mesmo se dá com o preço. Ao custo de US$ 49, correspondente a R$ 90 no câmbio atual (09/01), você leva para casa o celular, uma pilha suficiente para 15 anos de uso e um microSIM.